.  Home - Portal Pessoal. Árvore de Andry (Ortopedia)        Reiniciar - (abre nova janela)       Site de Medicina  Envie-me uma mensagem !  Página Profissional ! 
Dicionário de termos Ortopédicos (Medicina) para melhorar a sua cultura geral sobre as doenças osteoarticulares. Se o termo que procura não constar ainda no Dicionário, por favor preencha e envie o seguinte formulário. Obrigado !
 
Se algo na página não funcionar, por favor envie um email referindo a anomalia.Obrigado!
 Formulário. | Criada em 07/11/02 | . : pág. 1. | Revista em 03/05/13 |  Reiniciar 
 | A | B | C | D | E | F | G H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Y | W | Z |
 Anquilose - Fusão natural (não cirúrgica) de uma articulação que assim passa a deixar de articular.
 Artrite - Consiste na inflamação de uma articulação. Pode ser aguda (p.ex.:gota, infecção, reumatismo agudizado...) ou crónica.
 Artrose - Lesão degenerativa de uma articulação. Consiste no desgaste e respectiva deformidade da articulação. Diminui a mobilidade articular. É tendencialmente progressiva.
 Artrodese - Fusão cirúrgica de uma articulação que assim passa a deixar de articular.
 Bursite Inflamação de uma das bolsas sinoviais. Estas são estruturas - tipo saco de plástico - que existem entre duas outras estruturas para aliviar a pressão ou a fricção entre elas. Por vezes inflamam pós traumatismo, politraumatismos de repetição ou por doença tipo reumatismal. Quando inflamada, incha e passa a notar-se a bolsa que antes não se via. Por norma regride espontâneamente em 6 a 12 semanas.
 Canal Estreito
 
(cervical, lombar...)
- O canal medular é a estrutura por onde passa a espinal medula (protegendo-a) e que pode estar estreitado (apertado) geneticamente e/ou degenerativamente por desgaste secundário a traumas, malformações de posição, doenças reumatismais.... Quando o estreitamento acontece, existe um aperto em volta da espinal medula que poderá ter consequências sérias conforme o grau de compressão.
 Cervico-braquialgia - Dor irradiada e referida ao membro superior (esq, dto ou bilateral) proveniente da coluna cervical (pescoço). Frequentemente é causada por problemas de desgaste (degenerativos) das vértebras cervicais ou dos discos intervertebrais, que inflamam ocasionalmente, incham e apertam ou empurram as estruturas circundantes.
 Ciática - Dor irradiada ao membro inferior (pela perna abaixo). O nome advém (em alguns casos) de quando a causa é uma compressão das raízes que formam o nervo ciático dentro do canal medular. Hoje usa-se indiscriminadamente para outras causas.
 Condromalácea, 
 
rotula
- Lesão da cartilagem articular ocasionada por necrose vascular (decomposição por falta de irrigação). Ocorre por vezes após traumatismos directos sobre o joelho. O fragmento necrosado pode destacar-se e funcionar como uma "areia na engrenagem".
 Coxartrose - Artrose* da articulação da anca ou coxo-femural.
 Discopatia - Doença do disco com a consequente degradação progressiva do mesmo
 Entorse - Resulta de um movimento esforçado para além daquele para que a articulação está programada. Disto advém um estiramento ou rotura, em variado grau, dos ligamentos e cápsula articular que suportam e limitam a normal mobilidade articular.
 Esclerose Subcondral - É o reforço do osso subjacente logo por debaixo da cartilagem desgastada. Esta é uma consequencia natural em virtude da diminuição da altura da cartilagem à medida que esta se desgasta. O osso subjacente à cartilagem torna-se mais duro para compensar o desgaste da mesma. Na radiografia aparece um sinal mais branco e melhor vincado.
 Espinha Bífida


topo

- Anomalia do desenvolvimento embrionário (intra-uterino) em que a espinal medula e o saco que a envolve não estão contidos dentro do canal medular, e extravasam para fora dele (para trás - para as costas). O canal medular é constituído pela "parte interior" das vértebras. Existem vários graus da deformidade, desde o indivíduo que é paralítico e não contem as urinas e as fezes, até ao indivíduo que só na idade adulta descobre que tem resquícios da doença e no entanto não tem sintomas e/ou incapacidades.  mais... 
 Espondilolise - Defeito na génese do arco posterior da vertebra. Constitui-se uma ponte fibrosa ao invés da  estrura óssea numa parte da vertebra, quebrando assim a rigidez necessária para a estabilidade da dita vertebra. Pode esta deslocar-se para diante sobre a vertebra inferior, ocasionando uma espondilolistese.
 Espondilolistesis - Deslocamento de uma vertebra sobre outra devido a anomalia genética ou degenerativa. (Há outras causas)
 Espondilose ou espondilodiscartrose ou espondilartrose - Conjunto de lesões degenerativas dos discos intervertebrais da coluna vertebral (vulgo "bicos de papagaio") e das próprias vertebras, com perda relativa de mobilidade articular.
 Esporão
(do calcâneo)
- Osteofito (bico de papagaio) de tracção do osso calcâneo (calcanhar). Como tal o que prejudica e faz doer é a estrutura que provoca a tracção - inflamação da fascia plantar (fasceíte plantar). 
 Fasceíte plantar Inflamação da fascia plantar de origem traumática (politraumatismo) ou inflamatória do tipo reumatismal. A fascia plantar é uma estrutura que dá tensão e mantem a arcada óssea do pé estável. A dor e incómodo da fasceíte é frequentemente confundida como sendo do esporão do calcâneo. (ver anterior)
 Glenoplastia - Operação à glenoide que consiste em remodelar a sua forma. É mexer na estrutura óssea (esculpindo-a ou acrescentando pedaços) por forma à glenoide poder desempenhar o seu papel na articulação do ombro.
 Gonartrose - Artrose* da articulação do Joelho.
 Hérnia Discal - Migração (deslocamento) do disco inter-vertebral para dentro do canal medular (em grande parte dos casos) onde se encontram a espinal medula e as respectivas saídas das raízes que vão constituir os nervos. Se ficar a comprimir uma destas estruturas origina uma ciática.*
 Lombalgia - Dor na região lombar. A causa pode ser osteoarticular (da coluna) ou outra (orgãos intra-abdominais), por dor irradiada. Exemplos desta são a cólica renal, infecções nos ovários, pielonefrites, pancreatites, etc...
 Luxação articular - Saída do seu lugar de um dos ossos que constitui a articulação. Normalmente por trauma intempestivo e com grande energia cinética. Pode ocorrer noutras circunstâncias.
 Menisco 
 degenerativo
- Desgaste do menisco por hiperuso, torções repetitivas do joelho ou mau alinhamento deste.
 Neuropatia - Doença do nervo. Estrutura que transmite as sensações ao cérebro (via sensitiva) e leva as instruções deste a todas as partes do corpo (via motora)
 Nodulos de Schmörl
 
- Defeitos mecânicos de maturação na superfície vertebral de deslizamento dos discos ocasionando como que pequenas hérnias do disco para dentro do osso da vértebra. A superfície fica rugosa em vez de lisa, dificultando o deslizamento do disco e como tal a mobilidade da coluna. Podem ou não provocar dor ainda que esporadicamente.
 Osgood Schlatter,
 Doença
- Ocorre em idades jovens dos 10 aos 13 anos, podendo manifestar-se em ambos os joelhos logo abaixo da rótula. Consistindo num atraso de fusão (raramente a não fusão é completa) do núcleo de ossificação da tuberosidade (onde se insere o tendão rotuliano) com o corpo da tíbia. A união é assegurada, nestes casos, por um tecido mole que não tem a consistência nem a dureza do osso e que portanto resulta numa fragilidade do estender a perna quando se caminha ou se corre. 
 Osteocondroma

Topo

- Tumor ósseo benigno, que a maior parte das vezes resulta de anomalias de posicionamento de algumas células responsáveis pelo crescimento ósseo. Daqui resultam excrescências ósseas que poderão incomodar em determinados movimentos das articulações.
 Osteofitos - Também conhecidos como "bicos de papagaio", são calcificações dos bordos dos ossos ao nível das inserções das capsulas e ligamentos. Correspondem ao envelhecimento progressivo das articulações, ou reacções do osso pós traumatismos de vária ordem.
 Osteonecrose - Perda da integridade da estrutura óssea que se torna mole e esponjosa não conseguindo sustentar a habitual cadeia de forças que recai sobre os ossos.
 Osteotomia - o termo significa cortar o osso. Normalmente serve para reorientar o osso tendo em vista o melhor funcionamento da articulação a que ele pertence. Serve para corrigir deformidades e impedir o aparecimento de desgastes (artrose).
 Quervain, Du - É uma tenosinovite* dos tendões extensores do polegar que na fase aguda traz grandes incapacidades à função da mão, sendo muito difícil e doloroso estender e dobrar o polegar.
 Scheürmann, Doença  - Doença do crescimento ósseo (Osteocondrose) que ocorre em algumas vértebras (dorsais e/ou lombares) resultando em anomalias das mesmas (irregularidades dos pratos vertebrais onde deslizam os discos inter-vertebrais). Com a idade está condicionado um desgaste precoce das estruturas afectadas.
 Tendinite  (tendinopatia) - Inflamação/doença no tendão. Prejudica o trabalho mecânico do tendão, não transmitindo a força resultante da contracção muscular à estrutura óssea em causa (perda de força com dor).  Pode evoluir para a cronicidade (tendinose).
- Causas: doença inflamatória, esforço abrupto, ou de repetição.
Tendinose (tendinopatia) - Lesão degenerativa do tendão (tendinopatia = doença do tendão) que se torna crónica (+ ou - irreversível) com substituição das fibras tendinosas por gordura e fibrose.
 Tenosinovite - Inflamação da bainha que envolve o tendão e na qual ele desliza. "Garrotando" o tendão impede-o de se alimentar, levando assim ao aparecimento de uma tendinite ou de uma tendinopatia (doença do tendão) degenerativa.
- Causas: doença inflamatória, esforço abrupto, ou de repetição.
 Tumor - Massa de tecido diferente e/ou exuberante daquele em que se encontra localizado. A maioria são benignos. (Ex.: lipoma - massa de gordura mais densa e organizada que a normal gordura)
 Uncartrose - anomalia degenerativa, normalmente da coluna vertebral conhecida popularmente por "bico de papagaio"

 

Google

 
.