.
Site de Medicina  . Página Profissional !
 
 «» «».
 Como vamos de Saúde .PT
1
- Prescrições no S.N.S. :

  É sabido que os Doentes com "Caixa de Previdência" quando utilizam os serviços da medicina privada por esta ser uma alternativa eficaz para a resolução dos seus problemas de saúde, a seguir recorrem aos Colegas Médicos de Família para transcrição dos exames complementares de diagnóstico (Rx, análises, E.M.G., etc...). 

Isto decorre do facto de o S.N.de Saúde, que já há alguns anos autoriza o "desconto da Caixa"  nas prescrições de medicamentos feitas nos consultórios particulares (Min.Saúde: Arlindo Cunha), aos ditos exames compl. de diagnóstico (ECD) ainda não o permite, numa tentativa (provavelmente) de poupança(???).

Esta medida acaba por representar, perante os Doentes, desconfiança e o não reconhecimento de idoneidade aos Médicos Particulares para a prestação desses serviços (ECD). O interessante é que a grande maioria destes Médicos estão também enquadrados no S.N.S., em Centros de Saúde ou Hospitais... e aí já voltamos a ter a dita idoneidade !!!

  Outra consequência nefasta quanto baste, é que os Médicos de Família já assoberbados de trabalho e responsabilidades, pois practicamente todos eles possuem ficheiros com nº de Doentes acima do normalmente desejado e recomendado pela legislação em vigor, têm de se disponibilizar ainda à dita transcrição para serem uns "tipos porreiros". Se não se disponibilizam a isso (pois não são obrigados a isso por força da legislação em vigor, nem são "criados" de ninguém) serão então, perante os Doentes e os Médicos Particulares, uns "pulhas da pior espécie" !!

  Com a falta de Clínicos que vai havendo, porque não permitir que as prescrições dos ECD passadas pelos Médicos nos consultórios tenham directamente o desconto do S.N.S.(salvo as excepções julgadas convenientes)? Assim aliviavam-se os nossos Médicos de Família, da penosa tarefa "extra" de transcrever para as credenciais da "Caixa", as prescrições de RX e Análises emanadas dos Consultórios Particulares como aliás, recordo, já se faz com os medicamentos. Será que se poupa algo não permitindo isso?  Quanto e o quê ? E o que se perde ??

VC em 30/03/2002

 

 

.